Justiça

Fachin remete processo contra João Gualberto para Justiça Federal na Bahia

Gilberto Júnior/BNews
Inquérito refere-se a supostas infrações à Lei de Licitações, ocorridas entre 2009 e 2010, quando o tucano foi prefeito de Mata de São João.  |   Bnews - Divulgação Gilberto Júnior/BNews

Publicado em 20/07/2018, às 11h29   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

O ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF), remeteu um processo contra o deputado federal João Gualberto (PSDB) para a 17ª Vara Federal em Salvador. O inquérito refere-se a supostas infrações à Lei de Licitações, ocorridas entre 2009 e 2010, quando o tucano foi prefeito de Mata de São João.

De acordo com a peça, o Ministério Público Federal (MPF) "apontou a existência de indícios de irregularidade na contratação direta dos grupos musicais Via Circular; Filhos de Jorge; Mr. João; Motumba e Tia Chica para que participassem das comemorações de fim de ano realizadas na Vila da Praia do Forte e na Vila do Imbassai, em 31.12.2009 e 1º.1.2009". 

Ao retirar o processo do STF, Fachin justifica que a competência da corte superior "restringe-se aos delitos praticados no exercício e em razão da função pública". 

"No caso em tela, como visto, apuram-se fatos atribuídos ao atual Deputado Federal João Gualberto Vasconcelos, supostamente praticados à época em que investido no cargo Prefeito do Município de Mata de São João/BA, cenário no qual não se enquadram os requisitos de fixação da competência deste Supremo Tribunal Federal para processo e julgamento de parlamentares", completa o ministro. 

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp