Justiça

Movimento Renova OAB deve anunciar Gamil Föppel pré-candidato à presidência da Ordem na Bahia

Reprodução

Confirmação ocorrerá dia 11 de agosto na confraternização do Dia dos Advogados

Publicado em 02/08/2018, às 17h42    Reprodução    Redação BNews

O advogado criminalista Gamil Föppel deverá ser anunciado como pré-candidato a presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Bahia, (OAB-BA), no próximo dia 11 de agosto, ocasião em que a classe celebrará o Dia do Advogado, em um evento no espaço Villa São José Cerimonial, no Cabula. O evento terá show da banda Psirico.

Ele será o representante do Movimento Renova OAB, grupo criado no início deste ano por advogados e advogadas que questionam a condução da atual diretoria da Ordem. Nos últimos meses, o grupo discute melhores condições para o exercício da advocacia no estado e suscitam propostas para “criar novos horizontes que permitam recuperar a dignidade da advocacia baiana”.

“O Renova OAB não foi construído de forma individual. É um movimento de um grupo novo de advogados, de lideranças que estão preocupadas com a realidade da advocacia. Há profissionais de diferentes áreas que atuam há anos, jovens advogados, mulheres, entre outros, que querem recuperar a dignidade e o orgulho de ser advogado”, afirma Gamil.
Para a advogada Aline Batista, que atua no ramo do Direito Administrativo, além da preocupação com os desafios atuais da advocacia, o Renova OAB também está atento a sua constituição. “É importante verificar que é um movimento plural com maciça participação das mulheres. A mudança tem que ocorrer em diferentes esferas. O número de mulheres advogadas tem crescido a cada ano. Por isso, é imprescindível que todos os gêneros estejam contemplados nessa renovação necessária e urgente”, ressalta.

Desde que foi criado, o movimento já teve encontros em diferentes cidades do interior do estado, além de reuniões na capital baiana. “É perceptível como a participação de novos advogados e advogadas tem crescido. Isso, pra mim, só demonstra que há uma insatisfação e que há uma vontade de mudar essa realidade. O mais importante é que o Movimento Renova OAB sabe como fazer isto porque é derivado da união de diferentes ideias mas com um propósito em comum: resgatar a dignidade da nossa profissão”, destaca o advogado eleitoralista Tiago Ayres, mestre em Direito Público pela Ufba.

O advogado criminalista e professor da Universidade Católica do Salvador (Ucsal) Daniel Keller frisa que é necessário valorizar a advocacia. “Quando minhas turmas começaram a se formar, eu comecei a perceber no discurso dos alunos como tem sido difícil advogar. Quando eu perguntei porque muitos não queriam optar pela advocacia, responderam que é uma carreira que não tem sido muito valorizada. Neste contexto, um dos aspectos que mais simbolizam o Renova OAB é justamente trazer de volta a valorização do que é advogar”, pontua.

Após o anúncio que será feito por lideranças do Movimento Renova OAB, haverá um show de uma banda baiana para confraternização dos advogados e advogadas.

Classificação Indicativa: Livre