Justiça

Advogado baiano que orienta como demitir funcionários e contratá-los mais barato diz que post é uma "sátira"

Reprodução // Instagram
Bnews - Divulgação Reprodução // Instagram

Publicado em 21/12/2018, às 14h22   Rafael Albuquerque



Começou a circular nesta quinta-feira (20) um card postado no Instagram do advogado Anderson Gama onde ele aparece em uma foto com a seguinte inscrição: "como demitir seus funcionários e contratá-los mais barato? Dr. Anderson Gama presta consultoria para empresários que queiram ter mais lucro em todo o país". O BNews procurou o advogado baiano, e ele relatou se tratar de uma sátira criticando a reforma trabalhista: "eu tive essa informação já hoje pela manhã. Foi uma sátira que eu fiz, uma crítica sobre a reforma trabalhista. Algumas pessoas estão entendendo que é uma prestação de consultoria. Quem acompanha meu histórico sabe que eu critico e sempre critiquei essa reforma".

Segundo Anderson, centrais sindicais de São Paulo e Santa Catarina já o procuraram, além de associações de Brasília. Identificado no Instagram como advogado, empresário e cafeicultor, Anderson disse que pretende fazer um post se retratando: "hoje o contexto social reflete uma situação bem peculiar. Temos uma reforma trabalhista e agora vem uma reforma previdenciária. A sociedade está caótica e isso tudo refletiu essa publicação. Tem mais de um mês esse post e só ontem teve essa polêmica". O advogado, que atua em Salvador, Santa Catarina e outras cidades, afirmou que "com certeza houve um mal entendido": "o pessoal não procura entender. Se você for ver o histórico antes do post eu venho criticando a reforma trabalhista". 

A Associação Brasileira de Advogados Trabalhistas afirmou que "além da propaganda irregular e ostensiva, ainda há o componente da violação ao juramento da advocacia de defender a CF, a justiça social e os direitos humanos. Em nosso entendimento, há clara violação a dignidade do ser humano trabalhador, na medida em que está sendo 'vendido' uma prestação de serviços que significam retrocessos e mercantilização. Como o profissional, também possui inscrição em SC, já encaminhamos mensagem a um outro colega, ligado à escola da ABRAT, que também já está atuando junto à OAB".

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp