Justiça

PF não deve liberar Lula para ir ao velório do irmão

Agência Brasil
A defesa do ex-presidente solicitou a liberação com base no artigo 120 da Lei de Execução Penal,  |   Bnews - Divulgação Agência Brasil

Publicado em 29/01/2019, às 21h45   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

A Polícia Federal (PF) informou que não será possível liberar o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva para ir ao funeral do irmão Genival Inácio da Silva, de 79 anos, conhecido como Vavá, que faleceu na manhã desta terça-feira (29).

O órgão declarou à juíza Carolina Lebbos que, por segurança, o transporte de Lula teria que ser feito por helicóptero, no entanto, todas as aeronaves da corporação estão em Brumadinho, em Minas Gerais. A decisão final sobre a liberação só será publicada pela Justiça após um parecer do Ministério Público Federal (MPF).

A defesa do ex-presidente solicitou a liberação com base no artigo 120 da Lei de Execução Penal, que assegura que "os condenados que cumprem pena em regime fechado ou semiaberto e os presos provisórios poderão obter permissão para sair do estabelecimento, mediante escolta, quando ocorrer falecimento ou doença grave do cônjuge, companheira, ascendente, descendente ou irmão".

A PF alegou também que não há tempo hábil para a chegada de Lula ao funeral, mesmo que uma aeronave fosse deslocada até Curitiba para fazer o transporte do ex-presidente. Ela completa que não há efetivo policial para garantir a segurança dele, dos policiais e das outras pessoas ao redor.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp