Justiça

Fux suspende duas ações penais contra Bolsonaro no Supremo

Nelson Jr./ SCO/ STF
O ministro justificou que, no exercício do cargo, o presidente não pode ser processado por atos anteriores ao mandato  |   Bnews - Divulgação Nelson Jr./ SCO/ STF

Publicado em 12/02/2019, às 11h24   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Luiz Fux determinou nesta segunda-feira (11) a suspensão de duas ações penais que tramitavam na Corte contra o presidente Jair Bolsonaro, pelos crimes de apologia ao estupro e injúria.

Na decisão, o ministro justificou que a Constituição prevê que, no exercício do mandato, o presidente da República não pode ser processado por atos praticados fora do cargo. Com o fim do mandato, as ações podem voltar a tramitar. 

"Tendo em vista a sistemática constitucional, deve-se concluir que, havendo processo instaurado contra o Presidente da República, anteriormente à assunção do mandato presidencial, a superveniente posse no cargo é causa de suspensão dos processos em andamento", afirmou o ministro.

As duas ações se referem a um episódio, ocorrido em 2014, entre Bolsonaro e a deputada Maria do Rosário (PT-RS). O presidente, à época deputado, afirmou na Câmara e em entrevista ao jornal "Zero Hora" que a deputada não merecia ser estuprada, porque ele a considerava "muito feia" e porque ela "não faz" seu "tipo".

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp