Justiça

Em nova denúncia, promotores acusam Carlos Ghosn de desviar US$ 5 mi da Nissan

Reprodução
Ghosn nega irregularidades e diz que foi vítima de um complô por parte dos diretores da Nissan  |   Bnews - Divulgação Reprodução

Publicado em 22/04/2019, às 10h46   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Promotores japoneses apresentaram nesta segunda-feira (22) uma nova denúncia contra o executivo brasileiro Carlos Ghosn, ex-presidente das montadoras Nissan e Renault. A acusação, a quarta contra o empresário desde novembro do ano passado, é sobre má gestão de fundos através de uma empresa com sede em Omã. De acordo com o G1, os advogados de Ghosn entraram com um pedido de liberdade sob fiança nesta nova denúncia. Ele nega todas as acusações. O empresário está preso desde o último dia 3 de abril, e o prazo desta prisão provisória termina nesta segunda-feira. Com essa nova denúncia, no entanto, o brasileiro pode permanecer sob custódia.

Acusado de má conduta financeira, o brasileiro foi preso pela segunda vez em sua casa, em Tóquio no início do mês. Fazia menos de um mês que ele aguardava o julgamento em liberdade, sob uma série de restrições, após pagar uma fiança milionária. O primeiro período do executivo na prisão durou 108 dias e começou em novembro passado, quando o escândalo veio à tona. O brasileiro, então considerado um "superstar" no setor automotivo e comandante da aliança Renault-Nissan-Mitsubishi, foi acusado de violações financeiras, quebra de confiança e de repassar dívida pessoal à Nissan.

Procuradores também disseram que Ghosn deu US$ 5 milhões de prejuízo à Nissan durante um período de 2 anos e meio, que se estendeu até julho de 2018, violando sua obrigações legais com a empresa e visando o ganho pessoal.

Segundo a agência de notícias Kyodo, o prejuízo envolve a transferência de fundos por meio da conta de uma concessionária de Omã que, na prática, pertence a Ghosn, chamada Suhail Bahwan Automobiles (SBA).

Ghosn nega irregularidades e diz que foi vítima de um complô por parte dos diretores da Nissan, que não concordavam com a intenção dele de fusão com a Renault.

A defesa dele divulgou um vídeo gravado antes da segunda prisão, em que ele reafirma ser inocente. A mulher de Ghosn, Carole, pediu ajuda da França e dos Estados Unidos para que o marido tenha um "julgamento equilibrado" e criticou o tratamento dado pelas autoridades japonesas ao brasileiro.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp