Justiça

Elaboração de lista tríplice pra escolha de ministro do TSE divide Supremo

Nelson Jr./STF
Carlos Mário Velloso Filho, Marçal Justen Filho, Fabricio Mendes Medeiros e Daniela Teixeira surgem como nomes desta disputa. A escolha final cabe ao presidente da República  |   Bnews - Divulgação Nelson Jr./STF

Publicado em 21/06/2019, às 09h55   Redação BNews



A disputa pela indicação do próximo ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) tem dividido a opinião dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), responsáveis por elaborar uma lista tríplice que será encaminhada ao presidente Jair Bolsonaro (PSL). Caberá ao chefe do executivo a escolha do novo membro da corte eleitoral. Carlos Mário Velloso Filho, Marçal Justen Filho, Fabricio Mendes Medeiros e Daniela Teixeira surgem como os nomes desta disputa.

De acordo com informações apuradas pela jornalista Mônica Bergamo, do jornal Folha de São Paulo, membros do STF consideram a candidatura de Carlos Mário imprópria em virtude do seu parentesco com Carlos Velloso - que já foi ministro do STF. Ambos são filho e pai, respectivamente. 

Em privado, um dos ministros disse a jornalista que é necessário adotar uma “nova política”, e romper com a prática de indicar de filhos de magistrados para cargos no Judiciário. O fato de Velloso defender publicamente o ministro Sergio Moro, da Justiça, no episódio de mensagens da "Vaza Jato" também desagrada alguns dos membros do Supremo. Estes enxergam nas declarações do candidato uma tentativa de conquistar a simpatia de Bolsonaro.

Ainda segundo a publicação, Marçal Justen conta com o apoio do ministro Edson Fachin, enquanto Fabricio Mendes tem a simpatia de lideranças do Congresso.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp