Justiça

Luiz Viana rechaça declaração de Bolsonaro sobre pai de presidente da OAB: “Ultrapassa todos os limites”

Divulgação
Presidente da República disse que poderia explicar ao presidente da Ordem como o pai dele desapareceu na ditadura  |   Bnews - Divulgação Divulgação

Publicado em 29/07/2019, às 12h34   Bruno Luiz


FacebookTwitterWhatsApp

Vice-presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), o baiano Luiz Viana Queiroz criticou nesta segunda-feira (29) a declaração do presidente Jair Bolsonaro, que disse que poderia explicar ao presidente nacional da instituição, Felipe Santa Cruz, como o pai dele desapareceu durante a ditadura militar.

A fala de Bolsonaro foi feita como crítica ao fato de OAB ter sido contra a Polícia Federal acessar mensagens trocadas pelo advogado de Adélio Bispo, autor da facada sofrida por ele durante a campanha eleitoral do ano passado. 

“Acho que é uma declaração que ultrapassa todos os limites do razoável e do aceitável. A memória dos nossos mortos é intocável. Acho lamentável”, disse Viana, que também foi presidente da Ordem dos Advogados do Brasil - Seção Bahia (OAB-BA), ao BNews. 

Ele ainda disse que a Ordem está estudando internamente se tomará alguma medida contra a declaração de Bolsonaro.

Felipe é filho de Fernando Augusto Santa Cruz de Oliveira, desaparecido em fevereiro de 1974, depois de ter sido preso junto de um amigo chamado Eduardo Collier por agentes do DOI-CODI, no Rio de Janeiro.

Fernando era estudante de direito e funcionário do Departamento de Águas e Energia Elétrica em São Paulo e integrante da Ação Popular Marxista-Leninista. Felipe tinha 2 anos quando o pai desapareceu. 

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp