Justiça

Mensalão: Barroso concede regime semiaberto para Marcos Valério

Reprodução/ Nelson Jr./STF
Agora, Valério poderá sair durante o dia para trabalhar  |   Bnews - Divulgação Reprodução/ Nelson Jr./STF

Publicado em 04/09/2019, às 19h56   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

O empresário Marcos Valério, condenado a 37 anos de prisão no julgamento do mensalão do PT, sairá do regime fechado para o semiaberto. A autorização para a progressão foi dada pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, nesta quarta-feira (4). Agora, Valério poderá sair durante o dia para trabalhar.

O ministro analisou que o empresário já cumpriu um sexto da pena, teve bens bloqueados, e não tem como pagar a multa de R$ 4,4 milhões imposta pelo STF. Condenado pelos crimes de corrupção ativa, peculato, evasão de divisas e lavagem de dinheiro, Valério cumpre pena desde 2013. Ele tem um acordo de delação premiada em vigor. 

A Procuradoria Geral da República foi contra a progressão de regime, pois o acusado não pagou a multa e ainda teria cometido falta grave na cadeia. Contudo, Barroso acreditou que o empresário não tem recursos para arcar com a penalidade e não houve conclusão sobre os problemas na prisão. 

"Diante desse contexto, com o devido respeito às manifestações da Procuradoria Geral da República, não vejo como indeferir o pedido de progressão de regime, ao argumento de que ainda não estaria suficientemente esclarecida a situação relativa à ocorrência de faltas graves. Isso porque, do quanto se sabe até o momento, o apenado foi absolvido no processo administrativo disciplinar e o Ministério Público Estadual ainda não chegou a uma conclusão segura no procedimento investigatório criminal", argumentou Barroso.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp