Justiça

Temer é absolvido da acusação de obstrução de Justiça

Arquivo/ Agência Brasil
Para o juiz, o diálogo em que Temer fala “Tem que manter isso, viu?” não indica crime por parte do ex-presidente  |   Bnews - Divulgação Arquivo/ Agência Brasil

Publicado em 16/10/2019, às 22h23   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

O ex-presidente Michel Temer foi absolvido da acusação de obstrução de Justiça. Ele foi denunciado em 2017 pelo então procurador-geral da República, Rodrigo Janot, após ter uma conversa gravada com o empresário Joesley Batista sobre tentar silenciar os presos Lúcio Funaro e Eduardo Cunha.

Na decisão, o juiz Marcos Vinícius Reis Bastos, da 12ª Vara Federal Criminal em Brasília, diz que o diálogo em que Temer fala “Tem que manter isso, viu?” não indica crime por parte do ex-presidente. “A prova sobre a qual se fia a acusação é frágil e não suporta sequer o peso da justa causa para a inauguração da instrução criminal. (...) O diálogo quase monossilábico entre ambos evidencia, quando muito, bravata do então Presidente da República, Michel Temer, muito distante da conduta dolosa de impedir ou embaraçar concretamente investigação de infração penal que envolva organização criminosa”, afirmou o juiz.

O magistrado ainda coloca em dúvida a veracidade completa do material. “A denúncia transcreve o mesmo trecho do áudio sem considerar interrupções e ruídos, consignando termos diversos na conversa, dando interpretação própria à fala dos interlocutores”, destacou.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp