Justiça

Advogado de Targino Machado pretende provar encaminhamento "equivocado" do relator em julgamento no TRE-BA

BNews
Julgamento está com dois votos pela cassação do deputado; presidente do TRE-BA pediu vista   |   Bnews - Divulgação BNews

Publicado em 29/10/2019, às 13h24   Redação BNews*


FacebookTwitterWhatsApp

O advogado Adermir Ismerim, que defende o deputado Targino Machado da acusação de oferecimento de atendimentos médicos irregulares para a população de Feira de Santana, se pronunciou sobre o julgamento, que foi interompido nesta terça-feira (29) após pedido de vista do presidente do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA), Jatahy Júnior, que foi acompanhado por dois juízes. Ao BNews, o advogado disse ao BNews achar estranho "que tenha surgido um processo na Justiça Eleitoral através de uma auditoria de secretaria de Estado".

"De qualquer sorte, o processo está em dois a zero, com voto do relator dr. Rotondano e da dra. Patrícia, e três juízes pediram vista. E o doutor José Batista pediu vista, mas na sua argumentação, ao meu entender, tem todas as condições de votar contra esse voto [do relator]. E a gente espera virar esse placar", salientou. 

O advogado pretende mostrar, no decorrer do julgamento, que sua tese está correta: "evidente que vamos continuar trabalhando. Não temos certeza de nada, mas vamos continuar trabalhando pra tentar convencer, do ponto de vista jurídico, que esse encaminhamento dado pelo relator está equivocado".

Sobre denúncia de uso de banners do deputado no consultório e outras denúncias, Ismerim rebateu: "não é prova porque o banner que tem lá é pesosal, não tem a ver com eleição, não tem slogan de eleição, não tem pedido de voto. O que foi encontrado lá é atendimento médico. Esses fatos ocorreram no ano anterior à eleição. Ninguém vai imaginar que em 2018 vai votar por conta de um atendimento em 2017".

O advogado de Targino Machado também comentou o encaminhamento do voto de Rotondano de que o deputado teria se beneficiado pelas ações realizadas em Feira de Santana: "olhe, o deputado já é favorecido pela própria natureza, porque ele já é deputado e não é a primeira vez. Ele tem uma atuação marcante e todo mundo sabe a posição dele. Não vejo como isso possa ser influenciado. Não estamos tratando aqui da eleição de vereador, num interior pequeno que precisa de 200 votos, aí até vai. Mas estamos falando de uma eleição pra deputado estadual. E observe que ele teve em Feira de Santana menos votos do que teve na eleição anterior. Nós entendemos dessa fora, mas evidentemente que respeitando o posicionamento do relator vamos nos posicionar pra que isso não se concretiza.

Julgamento: 
Após dois votos a zero pela condenação do deputado Targino Machado, acusado de oferecer atendimentos médicos irregulares para a população de Feira de Santana, o presidente do TRE-BA, Jatahy Júnior pediu vista, e foi acompanhado pelos juízes José Batista Júnior e Antônio Oswaldo Scarpa. O relator do caso, desembargador José Edivaldo Rotondano, e a juíza Patrícia Kertzman haviam votado pela cassação. Com a suspensão, o processo pela cassação do mandato do parlamentar, acusado de oferecer atendimentos médicos irregulares para a população de Feira de Santana em troca de votos, com o auxílio do secretário de Saúde de São Félix, Odilon Cunha Rocha, deve voltar à pauta na próxima sessão do tribunal baiano.

* com informações de Bruno Luiz 

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp