Justiça

Nova presidente do TRT-5 fala em "investir em ética" após escândalo envolvendo desembargadores

Roberto Viana/ BNews
A desembargadora Maria das Graças Oliva Boness está envolvida no escândalo. Ela foi tomaria posse como vice-presidente do órgão nesta terça  |   Bnews - Divulgação Roberto Viana/ BNews

Publicado em 05/11/2019, às 16h50   Rafael Albuquerque e Pedro Vilas Boas


FacebookTwitterWhatsApp

A desembargadora Dalila Nascimento Andrade tomou posse como presidente do Tribunal Regional do Trabalho da Bahia (TRT5-BA) na tarde desta terça-feira (5). Na ocasião, ela afirmou que o Tribunal vai investir em governança e ética, após escândalo que afastou 5 desembargadores em setembro.

"Grande desafio, em primeiro lugar, é manter erguida a credibilidade e altivez. Impossível não haver um certo abalo na imagem de um tribunal quando isso acontece. É por isso que nós apoiamos a rígida apuração dos fatos. [...] Nós vamos trabalhar muito, investindo em governança, em ética, transparência, independência e coragem", disse ao BNews.

Em 24 de setembro, o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) decidiu pela abertura de Processo Administrativo Disciplinar (PAD) e afastamento de cinco desembargadores do TRT5 e um juiz do trabalho do órgão, acusados de diversas ilegalidades no exercício dos cargos.

Entre eles está a desembargadora Maria das Graças Oliva Boness, que foi eleita para o cargo no biênio 2019-2021. Ela tomaria posse como vice-presidente do órgão nesta terça.

"A desembargadora terá 30 dias a partir de hoje pra tomar posse. Durante esse período, o desembargador mais antigo elegível, que é o desembargador Jéferson Muricy, será convocado para substituí-la. Ao final, se por acaso não tomar posse, aí, sim, será declarado cargo vago", explicou.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp