Justiça

Quatro em cada dez brasileiros avaliam atuação do STF como ruim ou péssima, diz Datafolha

Carlos Moura/SCO/STF
Pesquisa do Instituto divulgada neste domingo (29) aponta que o trabalho realizado pelo Supremo é reprovado por 39% dos brasileiros   |   Bnews - Divulgação Carlos Moura/SCO/STF

Publicado em 29/12/2019, às 08h05   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Pesquisa do Instituto Datafolha divulgada na edição deste domingo (29) aponta que o trabalho realizado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) é reprovado por 39% dos entrevistados. 

Desta maneira, quatro em cada dez brasileiros classificaria a atuação da corte como ruim ou péssima. De acordo com a publicação, a reprovação ao Supremo é equivalente à do presidente Jair Bolsonaro (36%) - dentro da margem de erro - e inferior à do Congresso nacional (45%).

O levantamento também aponta que 19% avaliam o desempenho do STF como ótimo ou bom, enquanto outros 38% acreditam que o trabalho dos 11 ministros é regular. Durante a pesquisa, 4% dos entrevistados não opinaram a respeito do assunto.

A margem de erro do levantamento é de dois pontos percentuais para mais ou para menos. O Datafolha ouviu 2.948 pessoas entre os dias 5 e 6 de dezembro deste ano em 176 municípios de todas as regiões do país. Esta é a primeira vez que o instituto realiza uma pesquisa de avaliação do STF.

Segundo o estudo, a reprovação ao STF cresce - atingindo 44% - entre os moradores de municípios com mais de 500 mil habitantes e nas capitais e regiões metropolitanas (42%). A avaliação negativa chega ao seu ápice entre os mais ricos (58%), cuja renda familiar mensal é superior a dez salários mínimos.

A região Norte reúne mais pessoas que consideram a atuação do tribunal ótima ou boa, 25%. Nas demais regiões do País, a avaliação fica próxima da média nacional. Em todo o Brasil, os índices de reprovação subiram proporcionalmente ao grau de escolaridade do entrevistado. 

Assim, entre os que têm ensino fundamental, 34% consideram o trabalho do Supremo ruim ou péssimo. Já entre os que têm ensino médio, 40% desaprovam o desempenho da corte. Na parcela da população que tem ensino superior, o descontentamento chega a 48%.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp