Justiça

Áudio citando ministros do STF foram desconsiderados em delação de empresário

Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil
Arquivo apresentado por Daniel Gomes cita Luiz Fux e Luís Roberto Barroso. Áudio foi considerado “frágil” pela PGR  |   Bnews - Divulgação Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

Publicado em 08/01/2020, às 11h00   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

O empresário Daniel Gomes da Silva entregou à Procuradoria-Geral da República (PGR) um áudio com citações aos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) Luiz Fux e Luís Roberto Barroso durante sua negociação de delação premiada.

Contudo, de acordo com informações apuradas pela coluna Radar, da revista Veja, o arquivo foi desprezado pela investigação durante as tratativas, por ser considerado frágil – citando boatos sobre os ministros. 

Silva foi preso por envolvimento em desvios na área da saúde do governo da Paraíba na gestão de Ricardo Coutinho (PSB). A conversa gravada diz respeito a tratativas para evitar a cassação de Coutinho no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em 2018. A composição da corte sempre conta com ministros do Supremo. 

No áudio, disponibilizado pela publicação, o delator cita o desembargador fluminense Antônio Carlos Amorim, que já havia presidido o Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, e sua "ótima relação com Marianna Fux, filha do ministro empossada como desembargadora aos 35 anos em 2016 pelo quinto constitucional da classe dos advogados.

Desta forma, Marianna poderia abordar o assunto com seu pai. Barroso, por sua vez, é descrito como um ministro discreto e de difícil acesso - justamente por isso, alguém que inspira "cuidado". A delação do empresário da área da saúde foi homologada pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ) em dezembro de 2019. 

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp