Justiça

STF autoriza novos depoimentos sobre ações de Bolsonaro na Polícia Federal

Marcello Casal Jr/ Agência Brasil
As pessoas selecionadas devem ser ouvidas em até cinco dias úteis  |   Bnews - Divulgação Marcello Casal Jr/ Agência Brasil

Publicado em 05/05/2020, às 19h42   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

O Supremo Tribunal Federal (STF) autorizou novos depoimentos para investigar a suposta interferência do presidente Jair Bolsonaro na Polícia Federal. O ministro Celso de Mello estabeleceu, nesta terça-feira (5), um prazo de 20 dias para a execução das novas medidas solicitadas pela Procuradoria Geral da República (PGR).

Devem ser ouvidas pelo menos dez pessoas, a exemplo dos ministros Luiz Eduardo Ramos (Secretaria de Governo); Augusto Heleno (Gabinete de Segurança Institucional) e Walter Braga Netto (Casa Civil); e da deputada Carla Zambelli (PSL-SP).

A PGR também solicitou que dessem depoimentos os delegados da Polícia Federal Ricardo Saadi, Carlos Henrique de Oliveira Sousa, Alexandre Saraiva, Rodrigo Teixeira, Maurício Valeixo e Alexandre Ramagem. Os depoimentos devem ocorrer em até cinco dias úteis. 

Valeixo foi exonerado no último dia 24 do cargo de diretor-geral da Polícia Federal e iria ser substituído por Ramagem, mas o STF suspendeu a nomeação.

Além disso, a PGR pediu que a Secretaria-Geral da Presidência da República encaminhe cópia dos registros de áudio e vídeo de uma reunião entre o presidente Jair Bolsonaro, o vice-presidente Hamilton Mourão, ministros e presidentes de bancos públicos, ocorrida em 22 de abril.

De acordo com o ex-ministro Sérgio Moro, durante a reunião, Bolsonaro teria solicitado a substituição do superintendente da Polícia Federal no Rio, Carlos Henrique de Oliveira, e de Valeixo. Na oportunidade, o presidente ainda teria cobrado relatórios de inteligência e informações da PF.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp