Justiça

Servidores de Salvador se preparam para a aplicação da Lei Geral de Proteção de Dados

Divulgação
Uma cartilha digital foi disponibilizada pela prefeitura para orientar os trabalhadores públicos municipais  |   Bnews - Divulgação Divulgação

Publicado em 12/05/2020, às 17h51   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Os servidores da prefeitura de Salvador já podem conferir uma cartilha digital para entender a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) - Lei Federal n° 13.709/2018 -, que entrará em vigor no dia 3 de maio de 2021. O documento foi elaborado pelo Comitê Municipal de Tecnologia e Inovação de Salvador (CMTI) e está disponível no site www.cmti.salvador.ba.gov.br/cartilha-lgpd.

“A ideia é evitar que os servidores do município sejam surpreendidos em suas rotinas com exigências impostas pela legislação, depois que as disposições se tornarem uma obrigação legal. A cartilha permite que as novas regras sejam compreendidas e discutidas, bem como que eventuais procedimentos sejam alterados de forma planejada e coordenada, sem receio ou resistência. Mais uma vez Salvador sai na frente”, explica o presidente do CMTI, Luís Gaban.

Um levantamento de dados junto aos órgãos municipais serviu de base para as orientações aplicadas na cartilha. Nela, são elencados conceitos, responsabilidades, direitos e deveres relativos ao uso de dados pessoais no âmbito da prefeitura. A linguagem é simples e explicativa. 

Com isso, de acordo com o CMTI, Salvador se tornou a primeira capital do país a oferecer material para preparar os servidores antes da aplicação da Lei Geral de Proteção de Dados. A medida, entre outras coisas, irá disciplinar o uso de dados de pessoas físicas por pessoas jurídicas de direito público e privado, a fim de que a privacidade seja garantida.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp