Justiça

Fachin é sorteado relator do pedido de habeas corpus para ministro da Educação

reprodução // Agência Brasil
Weintraub chamou ministros do STF de vagabundos   |   Bnews - Divulgação reprodução // Agência Brasil

Publicado em 28/05/2020, às 13h34   Redação BNews



O ministro Luiz Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF), foi sorteado relator do habeas corpus preventivo apresentado nesta quarta-feira pelo ministro da Justiça, André Mendonça, cujo objetivo é tentar suspender o depoimento do ministro da Educação, Abraham Weintraub, à Polícia Federal.

Na reunião ministerial de 22 de abril, cujo conteúdo se tornou público na semana passada, Weintraub defendeu a prisão de ministros do STF, chamados por ele de "vagabundos". A ideia do HC é impedir a prisão ou outra medida cautelar contra Weintraub no caso de ele se recusar a cumprir a determinação do STF de prestar depoimento. 

Na última terça-feira (26), o relator da investigação, ministro Alexandre de Moraes, deu um prazo de cinco dias para Weintraub prestar esclarecimentos à Polícia Federal (PF) sobre declarações feitas durante reunião ministerial realizada no dia 22 de abril.

O presidente Jair Bolsonaro convocou para uma reunião de última hora na tarde desta quarta-feira (27) os seus principais ministros para discutir uma resposta aos recentes movimentos do Supremo Tribunal Federal.

Segundo a CNN, a ideia é que o governo publique uma nota deixando claro seu descontentamento com o STF e anunciando algumas medidas contra o que Bolsonaro e seu time classificam como "excessos" da Corte.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp

TagsstfFux