Justiça

STJ nega revogação de prisão preventiva dos envolvidos na Operação Faroeste

Ascom/TJ-BA
Julgamento foi realizado nesta quarta-feira  |   Bnews - Divulgação Ascom/TJ-BA

Publicado em 17/06/2020, às 18h31   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

A Corte Especial do Superior Tribunal de Justiça (STJ) negou, nesta quarta-feira (17), os recursos interpostos pela Defesa dos investigados na Operação Faroeste,  que investiga um esquema de venda de decisões por juízes e desembargadores do Tribunal de Justiça do Estado da Bahia (TJ-BA), os pedidos de revogação da prisão preventiva. 

"Digo que estão presentes os indícios necessário para decretar a prisão preventiva. Não se pode olvidar a complexidade dessa investigação, com um enorme número de investigados [...] Não merece ser acolhida a argumentação acolhida pela Defesa. Eu nego provimento ao agravo regimental e mantenho a decisão que manteve a prisão preventiva", afirmou o ministro do STJ, Og Fernandes, relator dos pedidos.

O voto de Fernandes foi seguido pelos demais ministros presentes em todos os interpostos [embargos declaratórios e agravos] impetrados pelas defesas dos acusados. O relator ressaltou a complexidade da investigação que trata desde fatos no oeste baiano a possíveis vendas de decisões no TJ-BA.

A Polícia Federal (PF) investiga o grupo por suspeita de corrupção ativa e passiva, lavagem de ativos, evasão de divisas, organização criminosa e tráfico influência.

Relembre presos da Operação Faroeste:

-Maria do Socorro Barreto Santiago (desembargadora);
-Sérgio Humberto Sampaio (juiz de primeira instância);
-Adailton Maturino dos Santos (advogado que se apresenta como cônsul da Guiné-Bissau no Brasil);
-Antônio Roque do Nascimento Neves (advogado);
-Geciane Souza Maturino dos Santos (advogada e esposa de Adailton Maturino dos Santos);
-Márcio Duarte Miranda (advogado e genro da desembargadora Maria do Socorro Barreto Santiago)

Também foram afastados dos serviços no Tribunal de Justiça da Bahia, Maria do Socorro Barreto Santiago (desembargadora), Sérgio Humberto Sampaio (juiz de primeira instância), Gesivaldo Britto (desembargador presidente do TJ-BA), José Olegário Monção (desembargador do TJ-BA) Maria da Graça Osório (desembargadora e 2ª vice-presidente do TJ-BA) e Marivalda Moutinho (juíza de primeira instância).

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp