Justiça

Solla vai à PGR para denunciar Bolsonaro após suposta "fuga" de Weintraub para os EUA

Divulgação
"Como pode o próprio presidente da República manipular data de exoneração de ministro para que possa favorecer sua entrada em outro país?", questiona o petista  |   Bnews - Divulgação Divulgação

Publicado em 23/06/2020, às 21h10   Henrique Brinco


FacebookTwitterWhatsApp

O deputado federal Jorge Solla (PT) entrou com uma denúnica na Procuradoria-Geral da República pedindo investigação pela decisão de Jair Bolsonaro enviar Abraham Weintraub para os Estados Unidos durante a investigação dele no Supremo Tribunal Federal (STF) por ter ameaçado membros da Corte. O BNews teve acesso ao documento. O parlamentar baiano avalia a saída dele para o Ministério da Educação e a indicação para o Banco Mundial como "fuga".

Leia também: Ministro do STF envia inquérito contra Weintraub por racismo à 1ª instância

Weintraub só foi exonerado quando já estava em território norte-americano. "Destaque-se que, na avaliação do sub-procurador Lucas Furtado pode ter havido desvio de finalidade por parte da pasta comandada por Ernesto Araújo, já que o ingresso de seu colega em Miami, sem caráter oficial, só ocorreu graças ao passaporte diplomático", descreve o parlamentar, na ação.

"Mencione-se que, de acordo com um decreto do governo norte-americano, cidadãos de algumas nações, entre as quais o Brasil, devem fazer quarentena antes de entrar no país, contudo, apresenta exceções, como, por exemplo, ministros de Estado, cargo que, em tese, ocupava até o exMinistro, já que a primeira publicação de sua exoneração saiu somente em 20/06/2020, quando se localizava em solo americano".

Solla afirma que "houve a completa manipulação, fraude, intervenção, ação criminosa e, no mínimo, tendenciosa dos denunciados". "Como pode o próprio presidente da República manipular data de exoneração de ministro para que possa favorecer sua entrada em outro país?", questiona o petista.

A manifestação já foi cadastrada no sistema do Ministério Público Federal (MPF).

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp