Justiça

MP denuncia por crime de tortura policiais envolvidos em agressão a jovem em Paripe

Reprodução/vídeo
Caso aconteceu em fevereiro deste ano, e ganhou repercussão após um vídeo feito por morador mostrar truculência dos PMs  |   Bnews - Divulgação Reprodução/vídeo

Publicado em 06/07/2020, às 15h25   Léo Sousa


FacebookTwitterWhatsApp

Três policiais militares envolvidos na agressão a um jovem no bairro de Paripe, em fevereiro, foram denunciados nesta segunda-feira (6) pelo Ministério Público do Estado da Bahia (MP-BA) por crimes de tortura. 

O caso, que ganhou repercussão à época, aconteceu no dia 2 de fevereiro deste ano, nas proximidades da subestação de energia elétrica de Paripe, no Subúrbio Ferroviário. Um vídeo gravado por um morador registrou o momento em que, durante abordagem a um grupo de jovens, ao menos um policial desfere socos e chuta um adolescente, além de proferir ofensas raciais contra o menor. "Você pra mim é ladrão. Com essa desgraç* desse cabelo aqui", disse o PM na ocasião.

Segundo a denúncia oferecida pelo Ministério Público estadual, os policiais "constrangeram a vítima, valendo-se de sua autoridade, com emprego de violência ou grave ameaça, causando-lhe sofrimento físico ou mental em razão de discriminação e como forma de aplicar castigo pessoal". As práticas criminosas descritas pelo MP e respectivas penas estão previstas na Lei 9.455/1997.

De acordo com a denúncia, a vítima conversava em via pública com amigos, quando o grupo foi abordado “com truculência’ pelos PMs. Após afirmar que não era “bandido”, o adolescente foi agredido por um dos policiais com socos, pontapés e palavras “racistas e injuriosas”, com consentimento dos outros dois PMs, diz ainda a incriminação.

Matérias relacionadas: 

Após filmar agressão policial em Paripe, homem é ameaçado e sai de casa

Abordagem foi 'fragmento de uma noite de serviço', atenua defesa de PM acusado de agressão

Veja vídeo:

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp