Justiça

Ministro Celso de Mello suspende processos contra Deltan Dallagnol

Fellipe Sampaio/ SCO/ STF
Bnews - Divulgação Fellipe Sampaio/ SCO/ STF

Publicado em 17/08/2020, às 22h17   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

O ministro Celso de Mello, do Supremo Tribunal Federal (STF), suspendeu, nesta segunda-feira (17), dois processos que tramitam no Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) contra o procurador Deltan Dallagnol, coordenador da força-tarefa da Operação Lava Jato em Curitiba. Com isso, o CNMP, que tem sessão marcada nesta terça-feira (18), não poderá afastá-lo.

O procurador é acusado de supostamente utilizar a Lava Jato para se promover. Em entrevista à CNN antes da decisão do ministro, Deltan disse que, se fosse punido com uma remoção, a independência do Ministério Público poderia ser afetada. 

“Não é sobre instaurar uma investigação, mas sim iniciar processo de remoção por interesse público sem fatos graves e comprovados. A decisão do conselho define o que se espera para o futuro, se membro poderão seguir atuando de maneira dedicada ou se terão que temer represálias”, alegou o procurador.

Ele declarou também que as palestras proferidas por ele se encaixam na função de docente, o que não fere a atuação de procurador.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp