Justiça

Denunciado por obstrução de Justiça, Temer consegue maioria no TRF-1 para ser inocentado

Cesar Itiberê/ PR
Ele está sendo investigado por causa da gravação feita pelo empresário Joesley Batista, na qual o ex-presidente diz: “Tem que manter isso, viu?”  |   Bnews - Divulgação Cesar Itiberê/ PR

Publicado em 25/08/2020, às 20h42   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

A maioria dos desembargadores da Terceira Turma do Tribunal Regional Federal da 1ª Região está decidida a absolver o ex-presidente Michel Temer da acusação de obstrução de Justiça. A informação é da TV Globo. Contudo, o julgamento foi suspenso depois de um pedido para que houvesse mais tempo para examinar o processo. Ainda não foi fixado prazo para o retorno. 

Temer está sendo investigado por causa da gravação feita pelo empresário Joesley Batista, do grupo J&F, na qual o ex-presidente diz: “Tem que manter isso, viu?”. Ele foi denunciado em 2017 pelo então procurador-geral da República, Rodrigo Janot, que viu a fala como uma tentativa de calar o operador Lúcio Funaro e o ex-deputado Eduardo Cunha, presos na Lava Jato.

A 12ª Vara Federal Criminal de Brasília chegou a absolver sumariamente Temer da acusação de obstrução de Justiça, mas o Ministério Público Federal entrou com um recurso contra a decisão e o caso está sendo analisado pela Terceira Turma do TRF-1.

O juiz Marcos Vinícius Reis Bastos, da 12ª Vara Federal Criminal de Brasília, acredita que o diálogo não apontou que o ex-presidente cometeu um crime. 

Temer sempre negou a acusação. Quando saiu da Presidência da República em 2019, o processo deixou de tramitar no Supremo Tribunal Federal (STF) e foi para a primeira instância da Justiça, já que o político perdeu o direito ao foro privilegiado.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp