Justiça

CNJ aponta que magistrados baianos estão entre os três mais produtivos do Brasil

Divulgação/TJBA
Os números são do “Justiça em Números”, divulgado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) na última terça-feira (25)  |   Bnews - Divulgação Divulgação/TJBA

Publicado em 26/08/2020, às 14h43   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

O mais recente relatório “Justiça em Números”, divulgado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), aponta que o número de processos baixados, em média, por cada juiz baiano chegou a 3.096 - o que aponta um incremento de nada menos que 31% em relação ao ano anterior. 

Assim, de acordo com documento tornado público na última terça-feira (25), a Bahia registrou terceiro melhor Índice de Produtividade dos Magistrados (IPM) entre as unidades da federação. 

A presidente da Associação dos Magistrados da Bahia (AMAB), Nartir Dantas Weber, avalia que os números ratificam o empenho e a eficiência dos juízes baianos.Ainda de acordo com os dados do CNJ, se considerado apenas o 1º grau, a produtividade dos magistrados da Bahia chegou a 3.522 processos baixados, em média, por ano. 

Se considerarmos apenas os dias úteis do ano, foram mais de 14 processos analisados, julgados e baixados por cada juiz baiano, em média, por dia. O crescimento foi de quase 35%. Neste segmento, o Tribunal de Justiça da Bahia também ficou na terceira posição, atrás apenas do Rio de Janeiro e Santa Catarina. A média nacional foi de 2.296 processos.

O número de processos baixados pelos juízes baianos também foi bem superior ao número de novos casos registrados na Justiça Estadual para cada magistrado, no ano. No primeiro grau, foram 2.341 novos casos para cada juiz. Ou seja, 33% a menos que o número de processos baixados no mesmo período, proporcionando uma redução do acervo

Mesmo com o crescimento da produtividade dos juízes, com redução do acervo de processos do Tribunal, a litigiosidade continua em alta. Em 2019, a Justiça estadual baiana recebeu 1.412.185 novos processos, número que cresceu quase 10% em relação ao ano anterior.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp