Justiça

Lava Jato de Curitiba pede a Aras prorrogação por mais um ano com atual estrutura

Divulgação
Documento é assinado pelo coordenador Deltan Dallagnol e pelos 13 procuradores que integram o grupo  |   Bnews - Divulgação Divulgação

Publicado em 26/08/2020, às 19h45   Redação BNews



A força-tarefa da Lava-Jato de Curitiba enviou um ofício à Procuradoria-Geral da República (PGR), comandada por Augusto Aras, pedindo a prorrogação de sua atual estrutura por mais um ano e apresentando um balanço dos resultados da operação até o momento. A informação é do jornal O Globo.

O pedido de prorrogação foi enviado nesta quarta à PGR e aos subprocuradores-gerais da República que integram o Conselho Superior do Ministério Público Federal, órgão que também deverá analisar o pedido da força-tarefa. O documento é assinado pelo coordenador Deltan Dallagnol e pelos 13 procuradores que integram o grupo. 

A força-tarefa de Curitiba tem 14 procuradores, sendo metade deles com dedicação exclusiva. O prazo do grupo termina em 9 de setembro, por isso a prorrogação deve ser definida até lá. "Por todo o exposto, requer-se a prorrogação da FTLJ-MPF/PR por mais 1 (um) ano, nos mesmos moldes das prorrogações anteriores, com autorização para que todos os membros designados possam atuar nos feitos decorrentes e relacionados, cíveis e criminais, à FTLJ-MPF/PR, bem como às operações Integração e Piloto, preservando-se a exclusividade daquelas designações que têm essa característica", diz o ofício.

A força-tarefa relata que ainda possui em andamento cerca de 400 investigações e que deflagrou onze novas fases da operação desde a metade do ano passado. Cita que estão pendentes a análise de dados obtidos via cooperação internacional, que podem significar a recuperação de valores desviados e mantidos em contas no exterior, e os desdobramentos de mais de 200 acordos de delação já firmados na operação.

Ainda de acordo com o jornal, os procuradores afirmam que "falta muito a analisar e a fazer, dada a dimensão e complexidade dos casos e do volume de dados obtidos". Citam que houve um aumento no volume de trabalho que totalizou 1.210%, enquanto a força de trabalho aumentou 79%.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp