Justiça

CNMP abre processo disciplinar contra procurador que teria pagado outdoor a favor da Lava-Jato

Reprodução
A abertura do processo permitirá a realização de interrogatório de testemunhas e a produção de provas sobre o episódio   |   Bnews - Divulgação Reprodução

Publicado em 22/09/2020, às 15h12   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

O Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) decidiu, por unanimidade, abrir processo administrativo disciplinar contra o procurador Diogo Castor de Mattos por ter pagado um outdoor em defesa da Lava-Jato. 

Ele era integrante da força-tarefa da operação. As informações são do jornal O Globo. A peça publicitária, veiculada em Curitiba, trazia a foto dos integrantes da Lava-Jato e frases em defesa da operação - entre elas os dizeres "Aqui a lei se cumpre". 

Durante sessão realizada nesta terça-feira (22), o corregedor nacional do órgão, Rinaldo Reis, apontou indícios de "improbidade administrativa" na conduta do procurador e propôs que Castor seja punido com uma suspensão de 90 dias.

O corregedor entendeu que havia elementos apenas contra Castor, porque o então coordenador da Lava-Jato Deltan Dallagnol afirmou não ter conhecimento da iniciativa. A abertura do processo agora permitirá a instrução processual, como o interrogatório de testemunhas e a produção de provas. 

 A pena só seria definida ao final da instrução, caso seja confirmada a existência de irregularidade. A defesa do procurador argumentou que o processo disciplinar se baseou, dentre outras provas, em trocas de mensagens obtidas por meio da ação de hackers contra os celulares de procuradores da Lava-Jato e, portanto, teria origem ilícita. 

 A defesa também apontou que os fatos foram arquivados pela Corregedoria do MPF sob entendimento de que houve prescrição dos fatos. 

Em série de reportagem publicada em 2019, o site The Intercept Brasil revelou que Castor havia confessado ao então corregedor-geral do Ministério Público Federal, Oswaldo Barbosa, que havia pagado um outdoor para promover a Lava Jato - algo ilegal. 

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp