Justiça

Operação Inventário: Ex-servidor do TJ-BA pede mais tempo para apresentar defesa

Arquivo BNews
Carlos Alberto Aragão alegou que advogados tiveram acesso ao processo somente nesta quarta-feira  |   Bnews - Divulgação Arquivo BNews

Publicado em 22/10/2020, às 08h24   Yasmin Garrido


FacebookTwitterWhatsApp

O ex-servidor do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), Carlos Alberto Aragão, pediu à Vara dos Feitos Relativos a Delitos Praticados por Organização Criminosa de Salvador, onde tramita uma das ações referentes às denúncias da Operação Inventário, que seja concedido maior prazo para a apresentação da defesa preliminar.

Ele, que anexou aos autos um pedido de reconhecimento de novo advogado, nesta segunda-feira (19), alegou que a defesa apenas teve acesso à integra do processo nesta quarta (21), não tendo havido tempo hábil para a elaboração da peça de contestação, uma vez que se trata de documentação com mais de 1,8 mil páginas.

Carlos Alberto foi preso após pedido do Ministério Público do Estado da Bahia (MP-BA), acusado de integrar organização criminosa que praticava fraudes a processos de inventários envolvendo milhões de reais. Ele teve a aposentadoria compulsória decretada e o bloqueio de bens e valores.

No final de setembro, a defesa do ex-servidor tentou conseguir, além do desbloqueio de bens, a revogação da prisão preventiva decretada na primeira fase da Operação Inventário. Em 6 de outubro, o MP-BA apresentou mais uma denúncia contra Carlos Alberto e dois advogados também suspeitos de fazer parte da organização criminosa.

A denúncia foi acolhida em 19 de outubro e os acusados serão investigados pelos crimes de tentativa de estelionato, falsidade ideológica e fraude processual. De acordo com as investigações, a nova denúncia decorre da revelação de outras fraudes processuais, em cinco ações de inventário, sendo quatro envolvendo uma pessoa viva.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp