Justiça

PGR apura se ministra Damares tentou impedir aborto de menina de 10 anos estuprada pelo tio

Valter Campanato/Agência Brasil
Estupro aconteceu no Espírito Santo e o aborto foi realizado, com aval da Justiça, em um hospital de Recife em agosto  |   Bnews - Divulgação Valter Campanato/Agência Brasil

Publicado em 10/11/2020, às 11h23   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

A ministra da Mulher, Família e Direitos Humanos, Damares Alves, será investigada pela Procuradoria-Geral da República (PGR) por suposta participação no movimento que tentou impedir que uma menina de 10 anos, vítima de estupro, tivesse acesso à interrupção da gravidez.

O estupro aconteceu no Espírito Santo e o aborto foi realizado, com aval da Justiça, em um hospital de Recife em agosto. O tio da menina, principal suspeito de ter cometido o crime, foi preso.

O procurador-geral da República, Augusto Aras, informou ao Supremo Tribunal Federal (STF) sobre a abertura da investigação preliminar. No documento, Aras diz que, se essa primeira apuração encontrar indícios suficientes, a PGR pedirá a abertura de um inquérito formal contra Damares.

"Caso surjam indícios mais robustos de possível prática de ilícitos penais pela noticiada, poderá ser requerida a instauração de inquérito nesse STF”, escreveu o PGR.

Em nota, o ministério afirmou que “enxerga a situação com total tranquilidade, tratou sua atuação nessa ação com absoluta transparência e lisura, com absoluto respeito aos princípios da Administração Pública. Esclarecemos, ainda, que a própria ministra Damares Alves solicitou investigação do caso à PF”.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp