Justiça

Lewandowski libera a defesa de Lula acesso a provas obtidas pela Lava-Jato

Reprodução/Ricardo Stuckert
A Segunda Turma do STF já tinha garantido ao petista o direito a acessar as provas, mas a 13ª Vara Federal de Curitiba não havia disponibilizado o material  |   Bnews - Divulgação Reprodução/Ricardo Stuckert

Publicado em 16/11/2020, às 16h32   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Ricardo Lewandowski determinou que a 13ª Vara Federal de Curitiba, que conduz os processos da Lava-Jato, disponibilize à defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) acesso a provas e dados contidas no acordo de leniência firmado entre a Odebrecht e o Ministério Público Federal.

As informações são do jornal O Globo. O ministro ressaltou que os dados disponibilizados devem fazer referência ao petista. 

De acordo com a publicação, entre os documentos, estão a troca de correspondência entre a força-tarefa da Lava-Jato e outros países, como Estados Unidos e Suíça; documentos e depoimentos relacionados aos sistemas da Odebrecht; perícias realizadas pela empresa, pela Polícia Federal, pelo Ministério Público Federal e por outros países; além de valores pagos pela Odebrecht em razão do acordo.

A Segunda Turma do STF já tinha garantido ao petista o direito a acessar as provas. No entanto, a defesa explicou que a 13ª Vara Federal de Curitiba ainda não tinha disponibilizado os documentos, porque pediu antes para o Ministério Público e a Odebrecht especificarem quais dados diziam respeito ao ex-presidente.

Na avaliação de Lewandowski, não é correto pedir que o MP e a Odebrecht elenquem quais dados a defesa de Lula poderia acessar, porque são partes interessadas no processo.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp