Justiça

Portais da Justiça Federal do DF, da Bahia e de mais 12 estados superam 24h fora do ar após ataque hacker

Divulgação
Após identificação do caso, os sistema foram isolados nesta sexta-feira (27) para evitar 'acesso remoto' dos hackers   |   Bnews - Divulgação Divulgação

Publicado em 28/11/2020, às 12h10   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Há mais de 24 horas, os portais da Justiça Federal do Distrito Federal, da Bahia e de mais 12 estados estão fora do ar. As páginas foram isoladas após ser identificado um ataque hacker ao sistema do Tribunal Regional Federal 1ª Região (TRF-1), o que motivou a decisão de deixar os sites offline, para evitar qualquer 'acesso remoto'.

Em nota, a administração do tribunal confirmou a invasão, disse que "tomou ciência do acesso indevido ao seu ambiente de dados" às 19h de quinta (26) e, por isso, decidiu colocar todo o sistema em modo restrito "impedindo qualquer acesso remoto". A Corte informou ainda que, considerando a gravidade do ocorrido, já "adotou as medidas jurídicas destinadas à pronta apuração dos fatos" e que, apesar do acesso de pessoas não autorizadas ao sistema, "não se verificou a existência de danos ao ambiente computacional" do tribunal.

O TRF-1 reúne processos do DF e dos seguintes estados:
Acre
Amazonas
Roraima
Rondônia
Amapá
Pará
Mato Grosso
Tocantins
Maranhão
Piauí
Bahia
Minas Gerais
Goiás

Leia íntegra da nota do TRF-1
"Em razão disso, resolveu adotar medidas destinadas a isolar totalmente os serviços dos sistemas oferecidos aos usuários externos do TRF1, impedindo qualquer acesso remoto.

Deve ser pontuado que, ao mesmo tempo em que trabalhava para o restabelecimento dos seus sistemas de informática, o Tribunal Regional Federal da 1ª Região, ao longo de todo o dia desta sexta-feira, 27 de novembro de 2020, considerando a gravidade do ocorrido, adotou as medidas jurídicas destinadas à pronta apuração dos fatos.

É de se informar ainda que a equipe da Secretaria de Tecnologia da Informação deste Tribunal Regional Federal permanece trabalhando e espera, já neste sábado, dia 28 de novembro de 2020, iniciar, de forma gradativa, o restabelecimento dos serviços de TI para acesso externo, à medida que for garantida a segurança adequada.

Por fim, segundo os elementos levantados até o momento pela Secretaria de Tecnologia da Informação não se verificou a existência de danos ao ambiente computacional deste Tribunal Regional Federal."

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp