Justiça

MP arquiva investigação sobre supostas irregularidades na campanha de Dilma em 2014

Reprodução/Marcos Oliveira/Agência Senado
As suspeitas envolviam o pagamento a empresas supostamente de fachada  |   Bnews - Divulgação Reprodução/Marcos Oliveira/Agência Senado

Publicado em 16/12/2020, às 18h41   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

O promotor eleitoral Clayton da Silva Germano, da 1ª Promotoria de Justiça Eleitoral do Distrito Federal, determinou o arquivamento de uma investigação sobre irregularidades existentes nas contas da campanha eleitoral de Dilma Rousseff (PT) em 2014.

As suspeitas envolviam o pagamento a empresas supostamente de fachada. De acordo com informações do portal G1, não foram encontrados indícios da prática de crimes envolvendo a prestação de contas da campanha.

Da mesma forma, as diligências realizadas pela Secretaria da Fazenda de São Paulo constataram que as empresas Rede Seg Gráfica Editora e a Marte Ind. e Com. de Artefatos de Papéis Ltda efetivamente existiam e prestaram serviços.

A investigação foi aberta por ordem do então presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) Gilmar Mendes, depois que o TSE julgou, em 2017, a cassação da chapa de Dilma por suspeitas de irregularidades nas contas. 

À época, o tribunal rejeitou a cassação, mas determinou a apuração da eventual prática de crimes.

"Dos elementos trazidos aos autos, não se constatou indícios de que os serviços não tenham sido prestados, de que as empresas não possuíam capacidade para prestar os serviços avençados pela campanha do PT, ou de que se tratavam de empresas 'de fachada' com majoração artificiosa de seus preços", concluiu.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp