Justiça

TRF-4 atende Lula e paralisa ação da Lava-Jato sobre doações ao seu instituto

Reprodução/Twitter/ Fotos Publicas
Os advogados do ex-presidente já haviam feito o mesmo pedido para o presidente do STF, Luiz Fux  |   Bnews - Divulgação Reprodução/Twitter/ Fotos Publicas

Publicado em 25/12/2020, às 13h13   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

O Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4) paralisou uma ação da operação Lava-Jato de Curitiba, atendendo a um pedido da defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. As informações são da colunista Bela Megale, do jornal O Globo.

A decisão da última quinta-feira (24) diz respeito a um processo no qual o petista, o ex-ministro Antônio Palocci e Paulo Okamotto são réus por suposta lavagem de dinheiro de doações feitas pela Odebrecht ao Instituto Lula.

O vice-presidente da corte,  Luís Alberto d'Azevedo Aurvalle, determinou que a resposta dos advogados de Lula sobre as imputações feitas a ele fique suspensa até que tenham acesso a todos os documentos que embasaram a denúncia.

"Ante o exposto, defiro o pedido liminar para interromper o prazo para a apresentação de resposta à acusação do paciente Luiz Inácio Lula da Silva, até que seja oportunizado à defesa o efetivo acesso aos elementos acima especificados”, escreveu o magistrado.

Segundo a publicação, os advogados do ex-presidente já haviam feito o mesmo pedido para o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luiz Fux, que afirmou que a questão não era de urgente e encaminhou o pleito ao relator do caso, o ministro Edson Fachin.

Após o despacho, defesa de Lula pediu ao presidente do STF que reconsidere a decisão, já que o prazo dado vence em 7 de janeiro. Fachin, no entanto, só deve retomar os trabalhos em fevereiro devido ao recesso do judiciário. Os advogados informarão a Fux a decisão do TRF-4.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp