Justiça

Câmara Criminal do TJ-BA confirma Habeas Corpus e mantém soltura de Iuri Sheik

Reprodução // Redes Sociais
Acusado de homicídio, Sheik conseguiu Habeas Corpus em setembro do ano passado   |   Bnews - Divulgação Reprodução // Redes Sociais

Publicado em 03/02/2021, às 16h56   Rafael Albuquerque


FacebookTwitterWhatsApp

A Primeira Câmara Criminal 1ª Turma do Tribunal de Justiça da Bahia confirmou uma decisão liminar proferida pelo desembargador Eserval Rocha, em setembro do ano passado, e manteve Iuri dos Santos Abrão SIlva, mais conhecido como Iuri Sheik, em liberdade. 

Iuri teve habeas corpus concedido pelo TJ-BA há cinco meses e deixou o Complexo da Mata Escura, onde estava preso de maneira preventiva desde junho de 2019 acusado de ter matado o empresário William Oliveira. 

Victor Valente, defensor de Iuri, conversou em primeira mão com o BNews e falou sobre a decisão: "hoje foi confirmação da liminar que conseguimos com o desembargador Eserval Rocha. Agora houve o julgamento do pleito pelo Colegiado e a decisão foi mantida de forma unânime. A Turma, na integralidade de seus componentes, decidiu manter os efeitos da liminar e de forma unânime concedeu a ordem". 

Valente justificou ao BNews o motivo pelo qual seu cliente deve permanecer solto: "foi uma decisão acertada. Desde que Iuri foi posto em liberdade ele não traz qualquer risco de atrapalhar o desenvolvimento do processo, nem [risco] às testemunhas, então não há a necessidade da segregação cautelar".

O advogado afirmou que o pedido de Habeas Corpus tem a ver com o excesso de prazo e não, como muita gente acredita, com supostos problemas de saúde do acusado e a possibilidade dele pegar coronavírus na cadeia. 

A composição do julgamento foi com os seguintes desembargadores: Aracy Lima Borges, Eserval Rocha, Ivone Ribeiro Gonçalves Bessa Ramos e Luiz Fernando Lima, além do juiz substituto Francisco de Oliveira Bispo.

Procurada, a família da vítima afirmou que está em contato com o advogado de acusação para, posteriormente, se manifestar. 

Matérias relacionadas:


‘Como ter paz sabendo que o assassino do meu filho está solto?’, questiona mãe de empresário sobre Iuri Sheik 

TJ-BA acata pedido da defesa e revoga prisão de Iuri Sheik, que deixa cadeia nesta segunda-feira

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp