Justiça

AGU contrata escritório que defende réu na Lava-Jato mesmo com orientação contrária do MPF

Agência Brasil
O Lalive foi contratado em dezembro para atuar em casos de interesse do governo brasileiro na Suíça por quatro anos. O objetivo é reaver dinheiro bloqueado em bancos locais  |   Bnews - Divulgação Agência Brasil

Publicado em 12/02/2021, às 14h46   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

A Advocacia-Geral da União (AGU) contratou o escritório de advocacia Lalive S.A, sem licitação, por R$ 68,7 milhões. Um dos clientes desse grupo é Rodrigo Tacla Duran, réu na Lava-Jato. As informações são da coluna de Lauro Jardim, no jornal O Globo.

De acordo com a matéria, o Ministério Público Federal (MPF) quer que o Tribunal de Contas da União (TCU) investigue o caso, por possível conflito de interesse na relação entre o governo e o escritório.

O Lalive foi contratado em dezembro para atuar em casos de interesse do governo brasileiro na Suíça por quatro anos. O objetivo é reaver dinheiro bloqueado em bancos locais.

Em um ofício enviado ao TCU, o MPF alega que não há "conveniência financeira do contrato", já que "o ajuste prevê um alto custo para a União, sem uma aparente, adequada e proporcional contraprestação pelos serviços, tendo em vista que, sem a participação do MPF, o escritório não poderá atuar nos principais casos de repatriação de ativos, que derivam processos criminais em trâmite na Justiça brasileira".

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp