Justiça

MPF arquiva inquérito contra ex-ministro Weintraub por suspeita de racismo

Marcelo Camargo/Agência Brasil
Em abril do ano passado, o então titular do MEC publicou em sua conta pessoal no Twitter para insultar a China e emular o personagem Cebolinha - trocando a letra R pelo L  |   Bnews - Divulgação Marcelo Camargo/Agência Brasil

Publicado em 24/02/2021, às 17h39   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

O Ministério Público Federal (MPF) decidiu arquivar um inquérito contra o ex-ministro da Educação Abraham Weintraub por suspeita de crime de racismo após insinuar que a China se beneficiou da pandemia da Covid-19. As informações são do portal UOL.

O episódio aconteceu em  abril do ano passado, quando o então titular do MEC publicou em sua conta pessoal no Twitter uma capa do gibi da Turma da Mônica, em que aparece a bandeira da China e a Muralha, e escreveu uma mensagem emulando o personagem Cebolinha - trocando a letra R pelo L.

Na ocasião, a Embaixada do país asiático no Brasil emitiu uma nota oficial repudiando o ato. O inquérito contra Weintraub foi aberto pelo Supremo Tribunal Federal (STF) após pedido da Procuradoria-Geral da República (PGR).

Contudo, com a saída de Weintraub do Ministério da Educação, o caso passou a ser julgado na primeira instância da Justiça.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp