Justiça

Fachin acena a favor de adiamento de julgamento da suspeição de Moro nos casos que envolvem Lula

Carlos Moura/STF
Depois da anulação da condenação do petista, havia a expectativa que a pauta fosse analisada, após ser incluída pelo ministro Gilmar Mendes (STF)  |   Bnews - Divulgação Carlos Moura/STF

Publicado em 09/03/2021, às 13h05   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

O ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF), acenou para o adiamento do julgamento da suspeição do ex-ministro Sergio Moro na Segunda Turma, no casos que envolvem o ex-presidente Lula.

Depois da anulação da condenação do petista, havia a expectativa que a pauta fosse analisada, após a análise do habeas corpus movido pela defesa de Lula ter sido incluída pelo ministro Gilmar Mendes (STF), que estava com o caso desde 2018, quando pediu vista do processo.

Os advogados do ex-presidente querem que o ex-juiz seja julgado por ter sido parcial ao atuar em conjunto com procuradores da Lava-Jato, e portanto as condenações de Lula deveriam ser anuladas.

Com a decisão de Fachin pela anulação dos processos, o entendimento do ministro é que também deveria ser finalizada a açaõ sobre a suspeição de Moro.

Um dia depois, contudo, Gilmar Mendes mostrou que a suspeição de Moro deve continuar em pauta.

O recursos começou a ser votado em 2018, quando Carmen Lucia e Edson Fachin, o relator, se posicionaram contra a suspeição. Dois anos depois, Gilmar Mendes devolveu o caso para análise. As informações são do G1.

Além de Mendes, restam ainda os votos de Ricardo Lewandowski e Nunes Marques.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp