Justiça

PGR pede que STF suspenda inquérito do STJ contra procuradores da Lava-Jato

José Cruz/Agência Brasil
Em fevereiro deste ano, o presidente do STJ, Humberto Martins, determinou que uma investigação fosse aberta com base em mensagens apreendidas no âmbito da Operação Spoofing. PGR aponta riscos de prisão e de afastamento de membros do MPF  |   Bnews - Divulgação José Cruz/Agência Brasil

Publicado em 26/03/2021, às 17h30   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

A Procuradoria-Geral da República (PGR) pediu à ministra Rosa Weber, do Supremo Tribunal Federal (STF), que reveja sua decisão e suspenda com urgência um inquérito instaurado pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ) contra os procuradores da Lava-Jato. 

Em fevereiro deste ano, o presidente do STJ, Humberto Martins, determinou que uma investigação fosse aberta com base em mensagens apreendidas no âmbito da Operação Spoofing. O inquérito é conduzido por Martins e tramita em sigilo. 

De acordo com informações do jornal O Globo, por meio de ofício, o subprocurador-geral da República José Adonis Callou de Araújo Sá destaca que o inquérito traz riscos de prisão e de afastamento de membros do Ministério Público Federal (MPF).

Segundo a publicação, o ofício foi apresentado após nota publicada pela colunista Bela Megale nesta sexta (26). Segundo a jornalista,  Martins, relatou a interlocutores que planeja proferir medidas de busca e apreensão contra procuradores da extinta força-tarefa. 

Anteriormente, Weber negou dois pedidos para suspender a investigação, sob o argumento de que não havia risco à liberdade dos alvos da investigação.
De acordo com informações divulgadas pelo STJ, o inquérito aberto pela corte apura suposta tentativa de intimidação e investigação ilegal de ministros da corte, bem como de violação da independência jurisdicional dos magistrados.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp