Justiça

PGR realizou 31 operações contra agentes com foro no STF e STJ em um ano e meio

José Cruz/Agência Brasil
No período, o STJ autorizou a deflagração de 23 operações policiais a pedido da PGR. Entre os destaques estão a operação Faroeste   |   Bnews - Divulgação José Cruz/Agência Brasil

Publicado em 26/03/2021, às 17h59   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Nos últimos 18 meses, a Procuradoria-Geral da República (PGR) realizou 31 operações contra agentes com foro no Supremo Tribunal Federal (STF) e no Superior Tribunal de Justiça (STJ) para combater crimes como corrupção e lavagem de dinheiro. 

O balanço da instituição foi divulgado nesta sexta-feira (26) pela instituição. A ocasião também marca um ano e meio do  procurador-geral da República, Augusto Aras, no cargo. Nesse período, foram deflagradas, em média, duas operações policiais por mês – desconsiderando os meses de recesso do Judiciário.

Oito operações foram autorizadas por ministros do STF. Houve, ainda, o cumprimento de mandados de busca e apreensão para esclarecer se houve organizadores e financiadores de atos antidemocráticos registrados no ano passado.

Já o STJ autorizou a deflagração de 23 operações policiais a pedido da PGR, com destaque para as que visam apurar supostos desvios de recursos da saúde em meio à pandemia de covid-19 e irregularidades envolvendo juízes, desembargadores e membros de tribunais de contas. 

No primeiro grupo estão as operações ligadas à investigação que afastou do cargo, por decisão da Corte Especial do STJ, o governador do Rio de Janeiro, Wilson Witzel (PSC). No segundo está a operação Faroeste, que apura um esquema de venda de decisões judiciais no âmbito do Judiciário baiano.

Na atual gestão, a PGR ofereceu 35 denúncias – 28 ao STJ e sete ao STF – e assinou 28 acordos de colaboração premiada que contribuirão para desvendar esquemas criminosos, responsabilizar autoridades com foro perante esses tribunais e recuperar valores desviados dos cofres públicos.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp