Justiça

"O mundo muda e a Justiça tem que acompanhar", diz promotora sobre criação da primeira promotoria para LGBTQIA+

Divulgação/UCSAL
Bnews - Divulgação Divulgação/UCSAL

Publicado em 29/03/2021, às 19h37   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

A promotora Márcia Teixeira, do Ministério Público da Bahia (MP-BA), ressaltou, em entrevista ao programa BNews Agora, na rádio Piatã FM, nesta segunda-feira (29), que "o mundo muda e a Justiça tem que acompanhar também", após a criação da primeira promotoria especializada para a população LGBTQIA+.

Segundo a promotora, procedimentos administrativos e criminais já foram abertos. A promotoria, primeira da Justiça brasileira, foi lançada em 1º de março.

Pesquisas do Grupo Gay da Bahia apontam que a cada 26h uma pessoa LGBT+ é assassinado(a) ou se suicida vítima da LGBTfobia, o que confirma o Brasil como campeão mundial de crimes contra estas minorias. O Dossiê 2020 da Antrabrasil.org também aponta o país no 1º lugar no ranking de assassinatos de pessoas trans no mundo. As dificuldades de acesso a políticas públicas, como saúde, educação, oportunidades de trabalho e renda, tornam-se obstáculos para a construção de projetos de vida mais sólidos, resultando em condições de evasão escolar, subemprego, e as obrigam utilizar estratégias de sobrevivência marginalizadas, o que as expõe a situações de violência e morte.

A nova Promotoria de Justiça tem atuação judicial e extrajudicial na proteção de direitos, especialmente no atendimento e na defesa dos interesses difusos e coletivos desse público

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp