Justiça

Lafaiete Coutinho: Justiça nega cassação de prefeito e vai investigar manipulação de provas

Reprodução/Instagram @joaoveioficial
Juíza mencionou provas forjadas por ex-vereador do município, que deve ser investigado  |   Bnews - Divulgação Reprodução/Instagram @joaoveioficial

Publicado em 22/04/2021, às 10h17   Yasmin Garrido


FacebookTwitterWhatsApp

A juíza eleitoral da 23ª Zona, Ivana Pinto Luz, negou o pedido de cassação do prefeito reeleito de Lafaiete Coutinho, José Freitas de Santana Junior, conhecido como João Vei (PP), e do vice, Hélio Romão dos Santos. Eles foram acusados pela Coligação Nossa Força é a Nossa Gente, formada pelo PSD e PDT, de abuso de poder político e fato ocorrido durante as eleições de 2020, quando teriam se utilizado de imóvel pertencente à Prefeitura para realização de atos da campanha.

De acordo com a denúncia, João Vei teria promovido adesivaço da sua campanha em terreno da Prefeitura, no Parque do Vaqueiro. A juíza, no entanto, entendeu que se trata de "espaço público, equivalente a uma praça pública, sem cadeados, correntes ou qualquer tipo de restrição, utilizado pelas pessoas para jogar bola, caminhar, correr, levar as crianças, sem necessidade de autorização ou agendamento”.

Assim, não havendo restrições ou controle de entrada ao Parque e também ao campo de futebol, o local é de livre acesso a todos e, portanto, os demais candidatos teriam igual oportunidade. Não se verifica, portanto, que o representado, prefeito então candidato à reeleição, tenha usado o cargo de forma indevida em prol de sua campanha eleitoral.”, escreveu na decisão.

Além de negar a cassação do prefeito reeleito, a juíza pontuou sobre um ex-candidato a vereador da cidade ter se dirigido ao Parque do Vaqueiro “para forjar a existência de corrente/cadeado na entrada do campo de futebol para manipular as provas”. Segundo a magistrada, a conduta “será oportunamente apurada, haja vista o Boletim de Ocorrência juntado, que por certo originará o procedimento correspondente”.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp