Justiça

Ulisses Campos toma posse no cargo de procurador de Justiça

Humberto Filho / Cecom Imprensa
Procurador ingressou no Ministério Público do Estado da Bahia em 1992  |   Bnews - Divulgação Humberto Filho / Cecom Imprensa

Publicado em 01/06/2021, às 19h09   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Ulisses Campos de Araújo, que ingressou no Ministério Público do Estado da Bahia em 1992, tomou posse, na tarde desta terça-feira (1°), no cargo de procurador de Justiça pelo critério de merecimento. 

“O MP sente-se honrado em homenagear o iminente colega que, após 29 anos de trabalho no MP completados no dia de hoje, toma posse como procurador de Justiça. O seu trabalho tem o reconhecimento da população para o qual serviu e engrandeceu o nome do MP baiano”, destacou a procuradora-geral de Justiça Norma Cavalcanti. 

Na ocasião, Ulisses Campos fez um agradecimento especial à sua família e ao procurador de Justiça João Paulo Cardoso, “um homem íntegro e gentil que foi o grande responsável por minha ascensão”.

O mais novo procurador de Justiça é graduado em direito pela Universidade Federal da Bahia (UFBa) e em economia pela Universidade Católica do Salvador (Ucsal). É mestre e doutor em família na sociedade contemporânea (sub-área direito). Atuou nas comarcas de Santana, Monte Santo, Sapeaçu, Condeúba e Itabuna, onde foi coordenador do escritório regional de 1995 a 1997. Foi coordenador do Centro de Apoio ao Combate de Sonegação Fiscal do MP (Caofis) entre os anos de 2000 e 2002 e titular da 5ª Vara de Família, de 2002 a 2014. 

Também foi coordenador do Núcleo de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural (Nudephac) e atuou no Grupo de Atuação Especial de Defesa dos Direitos dos Idosos e das Pessoas com Deficiência (Geidef) entre os anos de 2016 a 2020. “A teologia e as ciências sociais aplicadas logo despertaram meu interesse. Me apaixonei pela magistratura e foi trabalhando no MP que conquistei os títulos de mestrado, doutorado e pós-doutorado. No MP compreendi o significado da palavra respeito”, destacou Ulisses Campos. 

O presidente da Ampeb Adriano Marques também parabenizou o procurador de Justiça. “Atenho-me a lembrar que a carreira do nosso colega Ulisses Campos se entrecruzou com a Ampeb ao se colocar à disposição para dirigir a entidade”.

Também participaram da sessão solene do Colégio de Procuradores de Justiça, a corregedora geral do MP, procuradora de Justiça Cleonice de Souza Lima; a ouvidora do MP, procuradora de Justiça Elza Maria de Souza; e os promotores de Justiça Pedro Maia, chefe de gabinete; Alexandre Cruz, secretário-geral do MP; Adriano Marques, presidente da Associação do Ministério Público do Estado da Bahia (Ampeb); além do desembargador Oswaldo Bonfim, representando o presidente do Tribunal de Justiça da Bahia, Lourival Almeida; e  o desembargador federal da 1ª Região, César Cintra Fonseca.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp