Justiça

Marcelo Bretas é acusado de combinar ações com MP, orientar advogados e negociar penas

Fernanda Frazão/Agência Brasil
Bnews - Divulgação Fernanda Frazão/Agência Brasil

Publicado em 04/06/2021, às 09h32   Redação Bnews


FacebookTwitterWhatsApp

O advogado criminalista Nythalmar Dias Ferreira Filho fechou um acordo de delação premiada com a Procuradoria-Geral da República (PGR) no qual faz acusações ao juiz Marcelo Bretas, responsável pelos processos da Operação Lava Jato no Rio. 

O advogado criminalista é investigado por suspeita de usar o nome do próprio Bretas para oferecer facilidades a alvos da Lava Jato no RJ. 

Nythalmar afirma que o magistrado negocia penas, orienta advogados e combina suas ações no âmbito judicial com o Ministério Público. A informação foi publicada nesta sexta-feira (4) pela revista Veja. 

O advogado teria ainda apresentado uma gravação em que Bretas afirma que vai “aliviar” acusações contra o empresário Fernando Cavendish, que é delator e chegou a ser preso na Lava Jato. 

"Você pode falar que conversei com ele, com o Leo, que fizemos uma videoconferência lá, e o procurador me garantiu que aqui mantém o interesse, aqui não vai embarreirar", teria dito o juiz, de acordo com a reportagem.
"E aí deixa comigo também que eu vou aliviar. Não vou botar 43 anos no cara. Cara tá assustado com os 43 anos", acrescenta Bretas, em referência à pena sentenciada ao ex-presidente da Eletronuclear, almirante Othon Luiz Pinheiro da Silva.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp