Justiça

Operação Faroeste: Áudio mostra pressão sobre governador para interceder no STF

Divulgação
A subprocuradora-geral da República Lindôra Araújo destacou em manifestação ao ministro Og Fernandes  |   Bnews - Divulgação Divulgação

Publicado em 23/06/2021, às 11h27   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

A subprocuradora-geral da República Lindôra Araújo destacou em manifestação ao ministro Og Fernandes, do Superior Tribunal de Justiça, em que o jornal Estadão teve acesso, que a organização criminosa alvo da Operação Faroeste - investigação sobre suposto esquema de venda de sentenças no Tribunal de Justiça da Bahia - ainda está ativa, mesmo após sete fases ostensivas das apurações, e tentou "cooptar autoridade de todos os poderes". 

Na sequência, Lindôra revela áudio enviado pelo desembargador Gesilvaldo Britto à desembargadora Maria do Socorro, ambos investigados, sobre suposto "planejamento estratégico para pressionar o governador Rui Costa (PT) a interceder junto ao ministro do Supremo Tribunal Federal Dias Toffoli" sobre o caso. Segundo a Polícia Federal, Maria do Socorro tinha à época, intimidade com o chefe do Executivo baiano e a primeira-dama, Aline Costa.

"O pessoal tá comentando que Toffoli tá ligando pra Rui, tem alguma coisa de errado porque o Toffoli não tá nem recebendo Pinheiro o general sabe todo mundo que ele recebe, o general, há dias atrás já tinha me comentado, direto, sempre tinha me comentado, que ele não quer saber de papo com ? éééé? com esse Pinheiro, nem com aquele ex-deputado Osmar Serraglio, que também vai lá pra ele receber e ele não recebe ? aí tão falando que Toffoli mandou mensagem pra Rui? Tem alguma coisa de errado, eu se fosse o Senhor, a Doutora Socorro hoje está com a cabeça tranquila por causa desse negócio aí que aconteceu, graças a Deus, eu fosse ? pegava a Doutora Socorro ia pra cima de Rui, eu acho que o Senhor tinha que ir pra cima de Rui com a Doutora Socorro pra matar esse problema", registra a transcrição do áudio citado por Lindôra.

Em sua manifestação, a subprocuradora não indica que tenha havido concretamente um contato do governador baiano com o ministro Toffoli. O parecer foi emitido para fundamentar a necessidade de manutenção da prisão preventiva de Ilona Reis, desembargadora presa em dezembro de 2020 e acusada dos crimes de corrupção, lavagem de dinheiro e organização criminosa. O documento foi enviado ao STJ nesta segunda-feira (21), mesmo dia em que o Ministério Público Federal defendeu que a prisão de um empresário que foi detido na última quinta-feira (17), acusado de pedir propina em nome do juiz Sério Humberto - também investigado pela Procuradoria - seja convertida em preventiva (sem data para terminar).

Em relação à desembargadora Ilona Reis, a subprocuradora-geral da República Lindôra Araújo destaca que a manutenção da prisão preventiva da magistrada é "imprescindível" para a normal colheita de provas, a garantia da ordem pública e a aplicação da lei penal, considerando "indícios de autoria e a prova da materialidade delitiva". "Existem provas que Ilona Reis atua na prática habitual e profissional de crimes de corrupção e de lavagem de dinheiro, numa formatação serial, estendendo-se por vários anos, em total abalo à ordem pública. Em outras palavras, constata-se, no caso concreto, indícios de reiteração delitiva em um contexto de corrupção sistêmica, o que coloca em risco a ordem pública", afirmou.

Lindôra disse ainda que Ilona teve "atuação decisiva para consolidar o plano criminoso" da suposta organização criminosa que teria como chefe, segundo o MPF, Adailton Maturino (que se apresentava como o 'cônsul' de Guiné-Bissau). "Numa dinâmica criminosa em que a atuação da denunciada Ilona Reis foi fundamental para o sucesso da organização delitiva que, grife-se, por vital, ainda está ativa, propalou ameaça de morte ao colaborador Júlio César, duas vidas foram ceifadas e, nesse mês, contabilizou a morte brutal do agricultor Paulo Grendene, que denunciou o esquema de grilagem da Operação Faroeste, é certo que a prisão preventiva dela é o único remédio cabível", registrou Lindôra.

O BNews entrou em contato com a assessoria do governador, mas até o fechamento desta matéria não obteve posicionamento sobre o caso.

Classificação Indicativa: 10 anos

FacebookTwitterWhatsApp