Justiça

Em articulação com Bolsonaro, Aleluia e Roma emplacam baiano para ministro do TST

Reprodução
Bnews - Divulgação Reprodução

Publicado em 24/06/2021, às 06h17   Victor Pinto


FacebookTwitterWhatsApp

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) indicou o Procurador Geral do Trabalho, Alberto Balazeiro, baiano, para a vaga de ministro do Tribunal Superior do Trabalho  (TST). A publicação foi feita nesta quinta-feira (24) no Diário Oficial da União. Pelo apurado pelo BNews, a articulação partiu do ministro da Cidadania, João Roma, e do vereador de Salvador, Alexandre Aleluia. Ambos estiveram na última semana em Brasília com diversas reuniões na agenda, inclusive com os filhos do chefe do Planalto, o senador Flávio e o deputado Eduardo Bolsonaro. 

É a segunda vez que os dois pilares do palanque bolsonarista na Bahia articulam indicações suas junto ao presidente no poder judiciário. Antes de Balazeiro, ambos emplacaram Vicente Buratto como juiz efetivo no Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA). 

Pelo rito, Balazeiro agora passará por sabatina na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) do Senado Federal. Caso seja aprovado pela comissão e pela maioria absoluta do plenário do Senado, será nomeado pelo presidente da República.

Ele foi indicado na vaga do ministro Brito Pereira que pediu aposentadoria em março deste ano e preenche espaço de indicação do Ministério Público. 

Nascido em Salvador, formado em Direito pela Universidade Católica do Salvador (UCSAL), Balazeiro foi procurador-chefe do MPT na Bahia por dois mandatos (2013 a 2017) e foi diretor adjunto da Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU). 

Como procurador-geral do Trabalho, coube a ele representar o MPT junto ao Tribunal Superior do Trabalho (TST). Foi empossado no cargo, a época, em 2019, por Raquel Dodge.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp