Justiça

Posse de Paulette Furacão agita SJCDH

Imagem Posse de Paulette Furacão agita SJCDH
"Eu peço a todos que trabalhemos em conjunto. É assim que vamos nos fortalecer", disse a nova coordenadora  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 15/03/2012, às 21h50   Redação Bocão News


FacebookTwitterWhatsApp

Desde as 10 horas da manhã desta quinta, 15, a agitação tomou conta do Auditório Pedro Milton Secretaria da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (SJCDH), para a cerimônia de posse da coordenadora do Núcleo LGBT da Superintendência de Apoio e Defesa aos Direitos Humanos da SJCDH, ativista do movimento LGBT e primeira transexual admitida no serviço público baiano, Paulette Furacão. A coordenadora foi saudada por representantes do movimento LGBTT baiano, representantes da sociedade civil, jovens aprendizes, religiosos, donas de casa, professores, políticos


“Agressões e discriminação devem ser fortemente reprimidas. Os grupos historicamente discriminados devem ser seus próprios agentes de mudança. A nomeação de Paulette mostra o avanço dos direitos humanos nesse quesito”, declarou o Secretário Almiro Sena.

Para Luiz Mott, antropólogo e fundador do Grupo Gay da Bahia, a nomeação de Paulette “é um passo importante na luta do movimento LGBT, mais ainda estamos longe de garantir nossos direitos humanos”.

Durante o discurso de posse, Paulette Furacão conclamou a união de todos para garantir o sucesso de seus projetos na Secretaria. “A homofobia começa em casa, se estende à comunidade e vai se perpetuando na vida das pessoas. Eu peço a todos que trabalhemos em conjunto. É assim que vamos nos fortalecer: o pontapé inicial já foi dado”, disse a coordenadora, aplaudida de pé pelos presentes.

No encerramento da cerimônia, o Secretário Almiro Sena falou sobre a condição de discriminação e preconceito vivida pelos cidadãos da comunidade LGBTT, principalmente na esfera profissional. “A nomeação de Paulette tem importância política na luta pela afirmação da cidadania e dos direitos humanos e isso não pode ser ignorado. Há quem diga que é muito fácil defender princípios e que o difícil é realizá-los. Mas nós estamos concretizando o discurso, e esse sempre foi o compromisso de nossa secretaria”, revelou o secretário.

Na cerimônia de posse também estavam presentes entre os convidados da SJCDH, José Carlos Trindade, Superintendente de Direitos Humanos da SJCDH, Renildo Barbosa, do Conselho Estadual de Direitos Humanos, Denise Tourinho, Superintendente da Suprad, Padre Alfredo Dórea,da Associação Conceição Macedo, Leo Kret do Brasil, Vereadora (PR),Alexandre Baroni, Superintendente da Sudef, Vinicíus Alves, da ABGLT, Marcelino Galo, Deputado estadual (PT), Tiago Brandão, da Secretaria de Trabalho da Prefeitura de Salvador, Regina Carrilho, do Ministério Público Estadual e Suely Messeder, da Uneb .

O que eles disseram

“Esse passo é fundamental para a civilização de nossa sociedade” Marcelino Galo, deputado estadual (PT)

“Minha mãe disse um dia ‘Vou te tirar a escola, pois viado não tem futuro’. Hoje eu faço o futuro da cidade com uma assinatura.” Leo Kret do Brasil, vereadora (PR)

“Agora temos certeza de que o mundo está mudando para melhor”, Renildo Barbosa, Conselho Estadual de Direitos Humanos

“O que está sendo feito é a quebra de paradigmas. Enquanto estivermos aqui, temos a obrigação de mudar a cara do Estado que herdamos”, Almiro Sena, Secretário de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos.


Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp