Justiça

Juiz que inocentou PMs acusados de estupro é investigado por amizade com advogado 

Reprodução/Facebook
Código de Processo Civil diz que o juiz tem que se declarar impedido se for amigo do advogado das partes  |   Bnews - Divulgação Reprodução/Facebook

Publicado em 12/09/2021, às 07h59   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

O juiz Ronaldo João Roth, do Tribunal de Justiça Militar do Estado, está sendo investigado pelo Órgão Especial do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJ-SP). O caso aconteceu em Praia Grande, no litoral de São Paulo, em 2019.

De acordo com a TV Tribuna, afiliada da Globo, ele é acusado de ter favorecido o advogado José Miguel da Silva Junior ao absolver dois policiais militares acusados de estupro defendidos por ele. O Código de Processo Civil diz que o juiz tem que se declarar impedido se for amigo do advogado das partes.

No pedido de instauração do procedimento investigatório, o Procurador de Justiça Mario Antonio de Campos Tebet aponta que o advogado não aparenta ter proximidade com nenhum outro magistrado sem ser Roth.

"Nas redes sociais de Jose Miguel, não se identificou nenhuma publicação indicativa de proximidade pessoal nos últimos dois anos com nenhum outro Magistrado, de nenhuma seara (Justiça Comum ou Justiça Militar), que não seja o Dr. Ronaldo Roth", escreveu o procurador.

Em nota, o juiz afirma que "nada fez de errado, muito menos cometeu crime. E que o fato será apurado regularmente pelas instâncias constitucionais". O advogado ainda não se manifestou.

Leia também:

STJ mantém indenização de R$ 400 mil para pais de jovem morto em acidente de trânsito

Advogado explica que empregador precisa ter “critérios de razoabilidade” ao demitir funcionário por app

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp