Justiça

Vereador de Salvador apresenta projeto de criação de órgão municipal de assistência jurídica

Reprodução
Caso aprovada, a proposta permitirá acesso gratuito a advogado por quem não tem condições de pagar os honorários  |   Bnews - Divulgação Reprodução

Publicado em 10/11/2021, às 20h09   Redação Bnews


FacebookTwitterWhatsApp

O líder do governo na Câmara Municipal de Salvador, Paulo Magalhães Jr. (DEM/UB), apresentou um projeto de lei para a criação de um órgão público municipal de assistência jurídica à população de baixa renda de Salvador. A proposta, se aprovada, ampliará o serviço público para a população economicamente vulnerável da capital baiana que não tenha condições financeiras de pagar os honorários de um advogado. 

Segundo o vereador, o projeto permite maior rapidez no acesso à justiça. “Entendo que a cidadania é construída com a promoção do conhecimento dos direitos, deveres, dos valores indeléveis a ser preservado em qualquer sociedade humana, por isso indico a criação e implantação de um órgão de assistência jurídica municipal à população de baixa renda. ”

Na proposta submetida aos demais vereadores para análise e aprovação, Magalhães justificou que a Constituição Federal Brasileira estabelece que o acesso à justiça é direito fundamental e que a iniciativa ganhou amparo legal após recente decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que permitiu aos municípios instituir serviço de prestação de assistência jurídica à população carente. 

“Atualmente, a Defensoria Pública do Estado da Bahia trabalha com alta demanda e a população é prejudicada com elevados tempos de espera. Por considerar que o acesso à justiça é de fundamental importância para a materialização do Estado Democrático de Direito, vejo a necessidade de oferecer celeridade à assistência jurídica gratuita e integral a pessoas que não tenham condições financeiras de pagar pelo serviço”, afirmou.

Leia mais:

Paulo Magalhães Jr. diz que Lei Teu Nascimento “não vai ser revogada”

Vereadores de Salvador fecham acordo para votação de projetos

'Declarações de Rui sobre carnaval aniquilam empregos', lamenta vice-presidente da Câmara de Salvador

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp