Justiça

PTB vai ao STF contra lei que prevê a formação de federação partidária

Fábio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil
Partido alega que coligações serão formadas sob a denominação de federação  |   Bnews - Divulgação Fábio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

Publicado em 13/11/2021, às 22h30   Redação Bnews


FacebookTwitterWhatsApp

O Partido Trabalhista Brasileiro (PTB) ingressou com uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) no Supremo Tribunal Federal (STF) contestando artigos da Lei 14.208/2021 que preveem a formação de federação partidária. O relator será o ministro Luís Roberto Barroso.

A nova lei dispõe que dois ou mais partidos políticos podem se reunir em federação, que, após registro no Tribunal Superior Eleitoral, atuará como se fosse uma única agremiação partidária. A federação terá abrangência nacional, e os partidos reunidos deverão permanecer filiados a ela por, no mínimo, quatro anos.

De acordo ao PTB, essa nova norma permite que coligações nas eleições proporcionais sejam celebradas, sob a denominação de federação, e restabelece a verticalização das coligações, isto é, a obrigatoriedade da vinculação entre as candidaturas em âmbito nacional, estadual, distrital e municipal, desrespeitando as proibições previstas no parágrafo 1º do artigo 17 da Constituição Federal.

O partido ainda alega que, ao estabelecer que a celebração das coligações dos partidos federados deverão ocorrer em escala descendente, a partir da aliança ou coligação realizada pelo órgão nacional, a norma ofende também a autonomia dos órgãos partidários estaduais, distritais e municipais. 

Leia também:

Congresso derruba veto de Bolsonaro a federações partidárias e dá sobreviva a siglas pequenas

Para driblar cláusulas de barreiras, partidos articulam aprovar lei que permite federações partidárias

Reunião de Flávio com aliado para filiação de Bolsonaro ao PTB gera crise no partido

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp