Justiça

Atleta baiana é deportada de Portugal

Publicado em 27/06/2012, às 12h29   Redação Bocão News


FacebookTwitterWhatsApp

Nos últimos dias, a atleta Vanessa Santos de Oliveira, 33 anos, passou pelo constrangimento de ser deportada de Portugal. A praticante do atletismo embarcou no dia 23 deste mês em uma avião no Aeroporto Internacional de Salvador Deputado Luís Eduardo Magalhães rumo a Portugal. E no aeroporto de Lisboa Vanessa  foi surpreendida pela Polícia Federal do país lusitano. 
Vanessa comentou que, enquanto detida sem direito a um advogado. "Quando desembarquei eles (Polícia Federal) disseram que eu não podia entrar no país porque fazia parte de uma "lista negra", que é composta por pessoas que cometeram algum crime. Eu queria saber o que foi que eu tinha feito. E nem o "crime que eu cometi" eles disseram. Me algemaram, me bateram e me deixaram detida em uma cadeia tipo solitária. Nem entrar em contato com o Consulado Brasileiro de lá foi permitido. E eu exigia a presença de meus advogados", disse.
A atleta relatou o momento do constrangimento e humilhação que passou em Portugal. "Eu cheguei a desmaiar e fui levado ao hospital. Eles (médicos) disseram que a minha pressão tinha subido. Queriam me dar um remédio mas eu não tomei. Não sabia o que poderia acontecer comigo. Eu viajei acompanhada de dois policiais no avião. Meu antecedente criminal está limpo. Que crime eu cometi? Eu não fiz nada!", descreveu bastante abalada.

Essa é a segunda fez que atleta passa por esse constrangimento em Portugal. "Não é a primeira vez que isso acontece. Em 2010 eu passei por esse constrangimento", contou.
O Bocão News entrou em contato com o Consulado Geral de Portugal, que explicou o caso de Vanessa. "Em novembro de 2010 ela foi proibida de entrar nos países do Schengen (Bélgica, Dinamarca, Alemanha, Finlândia, França, Grécia, Islândia, Itália, Luxemburgo, Holanda, Noruega, Áustria, Portugal, Espanha e Suécia), até agosto de 2013", disse o cônsul geral de Portugal, José Manoel Lomba, Questionado qual foi o motivo que levou Vanessa ser deportada ele explicou. "Ela sabe porque foi deportada", colocou.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp