Justiça

Luis Alberto Barroso é confirmado como novo ministro do STF

Roberto Viana
Advogado recebeu sabatina de mais de sete horas esta semana no Senado  |   Bnews - Divulgação Roberto Viana

Publicado em 07/06/2013, às 16h23   Redação Bocão News (Twitter: @bocaonews)


FacebookTwitterWhatsApp

A presidente Dilma Rousseff nomeou oficialmente o advogado carioca Luis Alberto Barroso como o novo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF). A decisão já foi publicada no Diário Oficial da União e ocorreu depois da sabatina à qual o jurista foi submetido esta semana no Senado Federal.
Entretanto, ainda não há a decisão sobre a data em que Barroso tomará posse de seu cargo, uma vez que o cerimonial do Supremo precisa de alguns dias para enviar todos os convites para os interessados em assistir ao evento. A cadeira que Barroso ocupará pertencia a Carlos Ayres Brito, que se aposentou há mais de seis meses.
Barroso sucede Luiz Fux como o último indicado à vaga no Supremo e é natural de Vassouras, no interior do Rio, é casado e tem um casal de filhos. É especializado em Direito Constitucional e na época em que cursava a Faculdade de Direito da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj), onde se formou em 1980, o novo ministro era considerado um gênio entre os colegas. Um ano depois de formado já era professor assistente na mesma faculdade.
O indicado age como um cidadão que tem convicções de centro-esquerda. Em sua atuação advocatícia, defendeu causas em julgamentos como a legitimidade das pesquisas com células-tronco embrionárias, o casamento gay, abordo de anencéfalos e outros. 

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp