Justiça

Após ação do MP, Justiça proíbe testes em animais pela Fiocruz em Salvador

Divulgação
Instituição está obrigada a tratar da saúde dos que foram infectados em procedimentos anteriores  |   Bnews - Divulgação Divulgação

Publicado em 13/05/2014, às 18h34   Redação Bocão News (Twitter: @bocaonews)



ONGs e militantes da causa protecionista dos animais, tiveram a resposta do juiz da 5ª Vara da Fazenda Pública, Manoel Ricardo DÁvilla, que deferiu liminar proibindo a realização de testes experimentais em animais na Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), localizada na capital baiana, acatando a proposta do Ministério Público da Bahia e da Ong Célula Mãe, que protocolou a denúncia.

A instituição está impedida de fazer qualquer tipo de experimento nos animais, além de estar obrigada a tratar da saúde dos que foram infectados em procedimentos anteriores. As determinações estão válidas desde domingo (11).



Além disso, a Fiocruz fica obrigada a receber visitas de entidades protetoras de animais, pedido acatado pela Justiça após a Fiocruz impedir o acesso de ativistas às suas dependências.

A primeira visita ocorre nesta quarta-feira (14), às 9h, quando uma equipe do vereador Marcell Moraes, a responsável pela ONG Célula Mãe, Janaína Rios, e a presidente da Federação Baiana de Entidades Ambientalistas Defensoras dos Animais (Febadan), Ana Andrade, farão uma vistoria na sede da Fiocruz, na Rua Waldemar Falcão, em Brotas, para verificar se a Fundação está cumprindo a liminar.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp